quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A Junta de Freguesia alerta proprietários para a limpeza de terrenos e florestas.

Com a aproximação do tempo quente, aproxima-se também a altura de maior risco para os incêndios florestais, neste sentido a Junta de Freguesia alerta os proprietários de terrenos e floresta para a necessidade da sua respetiva limpeza e manutenção.

Recorde-se que, se é proprietário florestal e os seus terrenos se inserem numa faixa de 100 metros em redor de aglomerados populacionais ou numa faixa de 50 metros em redor de uma habitação, estaleiro, armazém, é obrigatório que proceda à limpeza do terreno, através do corte do mato e da desramação ou corte de algumas árvores existentes.
Durante o período crítico é obrigatório as máquinas ou tratores, estarem equipados com dispositivos de retenção de faíscas, tapa-chamas nos tubos de escape e extintores.
A Junta de Freguesia alerta também para as acumulações de material combustível junto de edifícios, tais como botijas de gás, lenha, restos agrícolas ou florestais.

Os incêndios florestais são um flagelo que prejudica a qualidade de vida de todos. Na maioria dos casos, surgem por mero descuido, podendo por isso ser evitados.
A floresta é uma fonte de riqueza, um bem de todos. É necessário que cada um dê o seu contributo para a defesa deste património que todos os anos se vê colocado em risco.


Sem comentários:

Enviar um comentário