domingo, 11 de outubro de 2015

ORIGEM DE CASAL DE CINZA

  

CAZAL DE CINZA


Cazal da Ordem de Malta


Em 1099 é instituída, em Jerusalém, uma Força de Elite: a “Ordem Militar de São João Baptista de Jerusalém”.


Com Portugal, D. Afonso Henriques (reinou entre 1143-1185) criou o Balio de Leça da Ordem Militar de São João Baptista do Hospital de Jerusalém. Em breve: Ordem do Hospital, Ordem de Rodes ou  Ordem de Malta.


Com a Guarda, D. Sancho I (reinou entre 1185-1211) instituiu, para a Ordem de Malta, o Padroado da Igreja de Santa Maria do Mercado com um Cazal: o Cazal Cinza; hoje, Casal de Cinza.


Bem perto de Casal de Cinza, a Ribeira das Cabras era no final do Séc. XII a fronteira entre o Reino de Leão e Portugal. O Casal constituía um posto avançado de Tropa de Elite, os Hospitalários, os Cavaleiros de Malta, para sua Defesa.


Cavaleiros, Monges da Ordem de Malta, vieram, então, até ao Cazal, fundar, povoar, habitar e ocupar o Cazal Cinza para fazer Portugal e defender a fronteira. Logo em 1208 estes Cavaleiros Monges, Hospitalários, Cavaleiros da Ordem de Malta, de Casal de Cinza, saíram para barrar a invasão de Forças do Reino de Leão que tinham invadido Portugal passando para além da Ribeira das Cabras. Com outros deram a vida, nesse ano de 1208, na Batalha de Ervas Tenras entre Trancoso e Pinhel lutando e ganhando pela Fronteira e por Portugal.

Em 1237 quando reinava D. Sancho II (reinou entre 1223-1248)  Pero Afonso e sua Mulher Maria Mendes de Casal de Cinza doaram terras do Casal de Cinza da Ordem do Hospital, da Ordem de Malta, ao Convento de  Santa Maria de Aguiar (Castelo Rodrigo) da Ordem de Cister.

Juntou-se ao Cazal, nos tempos de D. Afonso III (reinou entre 1248-1279), doação de D. Urraca Fernandes Gatta e, para o lado dos Coviais, uma outra de João Mendes. Ainda neste Reinado, a Ordem de Malta comprou a Pedro Mendes e Martim Mendes as casas na Guarda (os Balcões de hoje na Praça Velha) e manda que ponham a Cruz da Ordem de Malta, o Otagon, a “fim de se escusarem de todos os foros e direitos reais”.

O Casal de Cinza era, com D. Diniz (reinou entre 1279-1325), da Comenda de Oliveira do Hospital da Ordem de Malta.

E assim foi, desde então, Casal de Cinza. Entre a Ordem de Malta e a Ordem de Cister. Por símbolo o Otagon: a Cruz de oito pontas, a Cruz da Ordem de Malta. A Cruz das oito virtudes: Lealdade; Fé; Sinceridade; Humildade; Justiça; Piedade; Coragem; Generosidade.
Dentro de Casal, sobre o Otagon, Emergiram. Desapareceram. Voltaram, a surgir lugares. Em cada uma das oito pontas da Cruz de Malta um desses lugares. No centro, o imutável, o Cazal, da Ordem de Malta, Fundador, Defensor de Portugal e primeiro

1 comentário:

  1. Sou aqui do Brasil, minha avo nasceu em sua cidade Casal de Cinzas. Por isso estou te fazendo uma visita. Meu Blog :www.cadaideia.arteblog.com.br Como procurar nas igrejas algum documento pertencente a ela. Ate mais Tania

    ResponderEliminar