sábado, 28 de abril de 2007

Historial


Casal de Cinza é uma freguesia do Concelho e Distrito da Guarda. Tem uma área de 17,18 Km2, dista aproximadamente 15 Km da sede de Concelho e faz fronteira com as freguesias de Pousade, São Pedro de Jarmelo, Arrifana, São Vicente, Sé e Vila Garcia.
A freguesia é composta por povoações muito dispersas. Além de sede, fazem parte da freguesia as povoações do João Bragal, Creado, Carpinteiro, Pessolta, Torre e Gata. Por estarem tão distantes, os habitantes chegam mesmo a usar uma lengalenga para melhor identificação das localidades: «O senhor João Bragal disse ao Creado do Carpinteiro que fosse à Pessolta buscar a Gata e a metesse na Torre de Casal de Cinza.»

A igreja de Casal de Cinza, tem por orago Nossa Senhora da Conceição, situada no centro do concelho, a pequena distância da margem da ribeira das cabras.
Todos os anos se realizam a festa da Imaculada Conceição e na véspera o aniversário por alma dos irmãos falecidos da irmandade.
Nossa Senhora de Fátima tem altar próprio e num nicho está Nossa Senhora das Dores. Esta freguesia tem muitas povoações, todas com capela e dedicadas a Nossa Senhora, o que bem mostra quanto está arreigado o Culto da Virgem Maria, Mãe de Deus. As capelas são as seguintes: capela da Nossa Senhora da Piedade, no povo da gata; capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Carpinteiro; capela de Nossa Senhora de Fátima, no João Bragal; capela da Nossa Senhora das Fontes, na Torre; Capela de Nossa Senhora da Saúde e de Santo Antão, em Creado.
Junto à estrada que segue para Pousade e Rochoso, a noroeste da sede da freguesia encontra-se a célebre e atraente ermida de Nossa Senhora da Póvoa, onde anualmente se celebra a concorrida festa com romaria. A capela de Nossa Senhora da Póvoa é de boa construção e ampla, maior do que muitas igrejas paroquiais. Na frontaria tem a data de 1886 e três imagens em pedra jaspe que representam a Caridade, a Esperança e a Fé.
A festa da Senhora da Póvoa celebrava-se antigamente com luzido arraial que atraia à ermida, no Domingo e Segunda-feira de Pentecostes, algumas centenas de pessoas de toda esta região. Actualmente celebra-se seis semanas após a celebração da Páscoa.
Ultimamente tem a duração de quatro dias (Sexta, Sábado, Domingo e Segunda). No dia de Sexta só se realiza o Baile do início dos festejos, no Sábado realiza-se a procissão das velas da Igreja Matriz para a Capela da Senhora da Póvoa, seguida de missa e de um arraial, cujo programa consta de uma sardinhada, caldo verde, baile fogo preso e para diversão também os carrinhos de choque. No dia de Domingo a festa inicia com uma banda filarmónica que percorre todas as anexas de Casal de Cinza, celebra-se a missa solene, seguida de procissão.
È servido um lauto almoço aos inúmeros convidados. Da parte da tarde realiza-se a quermesse, com actuação de grupos artísticos variados, seguindo-se um grandioso baile por noite dentro. A grandiosa festiva termina na Segunda-Feira com a procissão de recolha da Capela da Senhora da Póvoa para a igreja matriz.


Cantando e rezando, divertindo-se com alegria, com bailados e descantes sem maldade, o nosso povo vai ás romarias da Senhora…da Senhora da Póvoa, uma de tantas romarias e festas que o povo ama e traz no coração com as quais sonha durante o ano na esperança incontida de que venha depressa o dia da Senhora.



Sem comentários:

Enviar um comentário