sábado, 28 de abril de 2007

Desenvolvimento Económico

A freguesia de Casal de Cinza sustenta a sua economia principalmente na agricultura.
Em 1989, a freguesia tinha 204 explorações agrícolas, o que em termos de comparação com a média total das freguesias rurais (115 explorações) era um valor bastante elevado.
Como em todas as freguesias do concelho aqui a agricultura, é de subsistência. Os produtos cultivados, a batata, o centeio, a castanha são para o consumo próprio e não para venda, excepção à castanha que é maioritariamente para venda.
A nível industrial, esta freguesia possui actualmente uma das maiores empresas de alcatrão, uma empresa de gesso, uma serralharia e diversas empresas de construção civil.
A nível comercial existem os seguintes estabelecimentos: duas mercearias, cinco cafés, e uma empresa de distribuição de frutas e legumes.
No que se refere ao ensino, os habitantes desta freguesia dispõem do jardim de infância de Casal de Cinza, de um A.T.L, e de três escolas do 2º Ciclo, que são a escola primária de Casal de Cinza, Carpinteiro e João Bragal.
Ao nível da acção Social existe um Centro de Dia, e as comissões de melhoramentos de Casal de Cinza e de Carpinteiro.
Casal de Cinza dispõem, de umas das melhores infra estruturas desportivas do Distrito da Guarda, onde tem um pavilhão coberto, para diversas actividades um campo de jogo de futebol11 com bancada coberta, e futuramente vai dispor de umas piscinas.
Também para lazer, dispõem de um parque de merendas junto à ribeira das cabras, onde normalmente no verão se reúnem as famílias da aldeia, em piqueniques familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário